Anúncios

Onde tudo começou

Imagem

A necessidade de ter um diferencial no mercado de trabalho brasileiro está cada vez mais evidente. O simples fato de você ser graduado e ter experiência na área já não faz diferença, você precisa de algum diferencial. Saber inglês e/ou espanhol também já se tornou requisito básico em muitas empresas. Pensando nisso e no nosso crescimento profissional e pessoal, decidimos fazer um intercâmbio.

 

Começamos pela escolha do país. Primeiro de tudo, já tínhamos a ideia formada de que queríamos um país europeu e então a primeira opção que veio a mente foi a Inglaterra. Mas essa ideia durou segundos porque a Libra Esterlina está caríssima em relação ao Real. A segunda opção foi logo a Irlanda e como já tínhamos amigos vivendo em Dublin, isso favoreceu um pouco a nossa escolha.

 

Quando conhecemos o e-Dublin, tudo ficou mais simples. Descobrimos que o visto irlandês permite que você trabalhe além de estudar, descobrimos também que viver na Irlanda não é tão caro quanto outros países e o melhor de tudo, viajar dentro da Europa é mais barato do que você imagina, ainda mais depois de descobrir a Ryanair. rs O e-Dublin é um site onde você encontra TODAS as informações sobre a Irlanda e, como intercambista, você consegue tirar todas as suas dúvidas, além de poder entrar em contato com outros intercambistas que já estão vivendo em Dublin. Se você quer saber sobre qual é a média de custo de vida, quais são os melhores lugares pra se divertir, se você tem dúvida sobre o visto de estudante, indicações de escolas, sites para procurar emprego e muito mais, o e-Dublin é tudo o que você precisa!

 

Sendo Dublin o nosso destino definido, partimos então para a escolha de agências. Entramos em contato com todas elas e separamos aquelas que estavam dentro do nosso orçamento. Depois disso, através do e-Dublin, começamos a entrar em contato com pessoas que estudavam nessas escolas para saber a opinião dos estudantes. Eliminando mais algumas agências, optamos por uma que tem uma sede em Dublin a fim de evitar que qualquer possível transtorno seria resolvido mais facilmente.

 

Eu e o Victor estudamos na IBS (Irish Business School). Ele estuda inglês no campus do Eden College Building, em Dublin 2 e eu estudo Business no campus de MIlltown Park, em Dublin 6. Não temos nada a reclamar, ambos os campus são bem estruturados e o ensino é de qualidade.

 

Quando fechamos o pacote, optamos por incluir uma semana de acomodação pela escola. De qualquer forma, ainda no Brasil, nós já fazíamos pesquisas sobre acomodações no daft.ie e no airbnb.com e ao chegarmos em Dublin, começamos a visitar casas com vagas de casal disponíveis e foi uma semana corridíssima pra encontrar algo. Conseguimos apenas no último dia. Por isso indicamos que fechem duas semanas de acomodação com a agência para não ter muita dor de cabeça.

 

Depois de morar em Dublin por cerca de dois meses, decidimos nos mudar para Portmarnock, onde contamos maiores detalhes aqui.

 

No nosso caso, tivemos muuuuito tempo pra pesquisar bastante e depois de fechar o intercâmbio com a agencia, tivemos quase um ano pra pesquisar sobre a vida na Irlanda porque fechamos o contrato em MAR/13 e viemos para a Irlanda somente final de JAN/14.

 

O que podemos deixar de dica pra vocês que estão pensando em fazer intercâmbio é PESQUISAR. Pesquise sobre TUDO e monte um dossiê para facilitar. Você precisa saber quais são as vantagens e desvantagens daquele país que você está em mente, qual é o custo de vida, quais são as escolas boas para se estudar, quais os melhores e mais baratos lugares para morar, quais são as chances de arrumar emprego devido a economia e política do país e etc. Não tenham receio de entrar em contato com pessoas que já vivem no país e que estudam naquela escola que você está pensando em optar. A internet, definitivamente, é sua melhor ferramenta! Existe um grupo no Facebook chamado Classificados Irlanda Toda onde você pode experimentar como é o dia a dia de quem mora aqui, uma vez que lá são anunciadas vagas de quartos, pessoas vendem e doam coisas, dúvidas podem ser tiradas a qualquer momento, entre outras coisas. Vale a pena dar uma conferida.

 

Tem mais alguma dúvida ou sugestão de post? Não deixe de nos escrever, ok?

 

Boa sorte nas pesquisas e até a próxima! 😉

Anúncios

Etiquetas:,

7 thoughts on “Onde tudo começou

  1. loveplacefl Abril 9, 2014 às 4:22 pm Reply

    Ai que tudo, viajar é tudo de bom com o namorado então *_*
    Deixa eu te perguntar, você sabe se é comum brasileiros imigrarem para Irlanda?

    Gostar

    • blogpartiumundo Abril 10, 2014 às 8:45 am Reply

      Sim, muito mais comum do que você imagina! Aqui é onde tem a maior concentração de brasileiros fora do Brasil por metro quadrado… rs

      Gostar

  2. Seriados irlandeses | partiumundo.com Setembro 15, 2014 às 1:04 pm Reply

    […] Quando eu e o Vi estávamos ainda no Brasil e já tínhamos decidido vir pra Dublin, a gente passava dias e horas procurando informações e assistindo vídeos, todos relacionados à Irlanda. Quem quiser saber mais como tudo começou, nós explicamos nesse post aqui. […]

    Gostar

  3. Vagner Stefanello Outubro 28, 2014 às 12:16 pm Reply

    Muito legal saber como vocês começaram a planejar a viagem! Eu e minha namorada já estamos nos organizando há um tempo, economizando dinheiro e tal, e pretendemos viajar em janeiro de 2016 somente, mas até lá precisamos fechar com uma agência e estamos sempre pesquisando bastante sobre TUDO! hahaha

    Grande abraço e até mais.

    Gostar

  4. Lorena Batista Outubro 31, 2014 às 6:59 pm Reply

    Muiito Bom !!

    Eu e Meu Marido vamos em Janeiro, estou muiiiiiiitoooo ansiosa !
    Pesquisamos sobre muita coisa,mesmo que qualquer informação é sempre bem vinda !
    Adorei os posts de vocês, vamos acompanhar . 🙂

    Abraços !!!

    Gostar

  5. Caroline Abril 28, 2015 às 1:10 pm Reply

    Bom dia! gostaria de tirar uma dúvida: Qual visto é necessário para estudar e trabalhar na Irlanda? é possível tirar o visto, fechar a escola de inglês de minha preferência por minha conta, sem a intermediação de uma agencia de intercambio? Aguardo resposta, obrigada desde já.

    Gostar

    • blogpartiumundo Abril 28, 2015 às 5:32 pm Reply

      Oi Carol!
      Já esclarecemos suas dúvidas via Facebook, né?
      Só pra confirmar… o visto que permite trabalho é o de estudante mesmo, válido por 1 ano.
      E você pode fechar diretamente com a escola, mas se ela fechar, você simplesmente perde todo o dinheiro. Por isso a importância de fechar com uma agência. Se a escola fechar, a agência tem a obrigação de comprar um outro curso pra que você finalize suas aulas.
      Beijos

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: