O que fazer em Dublin / Things to do in Dublin: Guinness Storehouse

Pensou em Irlanda, pensou em Guinness! Se você veio pra Irlanda e quis passar pela experiência de ser um irlandês com certeza você deve ter tomado ao menos uma pint de Guinness. E pra você que ainda está por vir, não deixe de dar uma passada no The Temple Bar Pub e tomar a sua pint deliciosa de Guinness.

Fomos conhecer a fábrica original pra mostrar pra vocês. O edifício de sete andares fica em St. Jame’s Gate, Dublin 8.

Imagem

 

Imagem

A visita custa €13 por estudante e além de você conhecer todo o processo de fabricação e toda a história envolvida dos fornecedores, você ainda ganha uma pint de Guinness! (:

Logo na entrada do local você já se encanta com o tamanho da fábrica. Ah! Fotos são permitidas em todos os locais, então aproveite! Existe até um concurso fotográfico mensal da Guinness e os vencedores recebem um prêmio e um lugar na prestigiada Galeria dos Vencedores online.

Ao comprar o seu ingresso no piso inferior, te perguntam de onde você é porque há mapas e áudio-guias em DIVERSOS idiomas. Tem em português!

No piso seguinte é onde você tem a orientação. A viagem pelo tempo começa neste piso, onde o guia apresenta a “Sede da Guinness”. Em destaque você encontra uma cópia do contrato de arrendamento que Arthur Guinness assinou em 31 de dezembro de 1759, válido por 9000 anos! Isso mesmo! 9000 anos!!! Ah! É neste piso que você retira o áudio-guia, ok? Neste andar você ainda encontra o Arquivo da Guinness com muitas garrafas antigas. E prepare o bolso se quiser visitar a lojinha da Guinness neste andar, viu? Um pouco mais adiante você conhece os quatro ingredientes naturais (cevada, lúpulo, levedura e água) que se combinam para criar a magia que é esta cerveja.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No primeiro andar o guia te conduz passo a passo através do processo de fabricação da cerveja. A cevada é convertida em malte, torrada, moída, misturada com água quente e reduzida a mosto. Muitos se perguntam sobre o motivo da coloração escura e avermelhada da Guinness. A explicação se dá através do malte torrado. Bem, o líquido é depois filtrado e fervido com lúpulo. Em seguida, a levedura é adicionada e a fermentação começa. A cerveja é clarificada, amadurecida e preparada para embalagem. Legal, né? E neste andar ainda é possível ver uma exposição sobre o antigo ofício de fabricação de barris, uma das partes mais interessantes pra mim porque dentro de barris você encontrava uma tela com um vídeo mostrando exatamente como se construía um barril. As ferramentas usadas nessa construção estavam expostas também. Outra parte bem legal deste andar é a degustação, onde o mestre cervejeiro te ensina a forma correta de apreciar a Guinness.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O segundo andar é dedicado à publicidade. Foi em fevereiro de 1929 que o primeiro anúncio oficial da Guinness apareceu na imprensa nacional britânica com o slogan “Guinness is good for you”, um slogan que ficou assinalado na história da publicidade como uma das maiores campanhas já criadas. Inclusive, já ouvi relatos de irlandeses que antigamente, quando você não estava se sentindo muito bem, o médico te receitava uma pint de Guinness. Se isso é verdade ou não, talvez nunca saberemos. Enfim… rs Neste andar você vê de tudo, desde o primeiro anúncio de 1929 para o “Surfer”, anúncio este que foi votado como o melhor anúncio da tv de todos os tempos num programa de tv. E você conhece aqui também a história do livro Guinness dos recordes, lançado pela Guinness como um livro de fatos para resolver eventuais disputas que poderiam ocorrer em pubs no Reino Unido e na Irlanda. E você sabia que depois da Guinness adotar a harpa como marca registrada, a Irlanda quis adotá-lo como símbolo oficial do país, mas por motivos judiciais não foi possível a cópia, claro, então a Irlanda simplesmente inverteu o símbolo e o adotou como símbolo oficial do país. Você percebe a diferença quando coloca uma moeda de euro ao lado da garrafa e/ou lata de Guinness. Gente, eu achei isso muuuito interessante! 🙂 Vocês também? Ah! Dá pra tirar uma foto igualzinha a de uma antiga propaganda da cerveja. Outro ponto positivo pra visita!

Imagem

Imagem

DSC04406

Imagem

Hora de falar da genealogia da Guinness. É no terceiro piso que você descobre e vê o papel que os funcionários da fábrica desempenharam ao longo dos anos. A tradição socialmente responsável da empresa continua aqui onde você pode fazer o teste de QI interativo sobre a bebida. Por aqui você encontra os diversos patrocínios realizados pela Guinness de eventos desportivos e musicais mais emocionantes do mundo.

 

Quer dominar o ofício de tirar a sua própria pint? Fique tranquilo/a que isso é possível no piso 4. Há seus passos para uma pint perfeita de Guinness. O bilhete gratuito para retirar a sua pint de brinde pode ser utilizado neste piso ou no Gravity Bar (7º andar). Aqui tem um mapa interativo que você pode deixar uma mensagem e juntar-se à comunidade global da Guinness. Não sabemos porque mas a foto do Vi não saiu, infelizmente! :/ Você conecta sua conta do Facebook e envia a mensagem. Conheça também as principais variantes dessa cerveja e como são apreciadas em todo o mundo, todos os dias.

Imagem

Há mais de 170 anos que a Guinness tem uma associação fascinante com a comida. “Five Guinness & Food Experience” dá vida a essa experiência, desde refeições formais no restaurante Gilroy’s com serviço de mesa (que oferece comida tradicional irlandesa com um toque contemporâneo) a opções informais e saudáveis de comida no Brewer’s Dining Hall. Tudo isso você encontra no quinto andar. Então pegue algumas ideias de novas receitas ou vá ao Arthur’s Bar para uma experiência tradicional de um pub irlandês.

No 6º andar ficam os banheiros.

Agora o nosso andar preferido! O Gravity Bar fica no 7º andar e oferece uma vista única de 360º da cidade de Dublin e um pouco além. Enquanto você relaxa e saboreia a sua pint de Guinness você pode ver o Phoenix Park (o maior parque urbano da Europa), o Croke Park (o quarto maior estádio da Europa), o Spire, a Torre de St. Patrick, a Catedral de Christ Church, o Trinity College, as montanhas de Wicklow e muito mais! É simplesmente fantástico! 🙂

Imagem

DSC04417

Imagem

Imagem

Contemple o monumento “Guinness Made of More” que é uma escultura de uma pint gigante de Guinness feita de madeira e que conta a história da Guinness através da madeira esculpida em torno de sua superfície. A riqueza de detalhes é impressionante! Achei esse video aqui que mostra a construção do monumento. Sem palavras!

http://vimeo.com/49299066

Não deixe de visitar a Guinness Storehouse se você der uma passadinha por Dublin. Garantimos que você não vai se arrepender!

O local fica aberto para visitação todos os dias a partir das 9h30. A última entrada é às 17h. Durante os meses de julho e agosto, a última entrada é às 19h.

Para maiores informações, consultem o site oficial da Guinness.

Sláinte! o/

Posted by

Somos um casal apaixonado por viagens. Além disso, adoramos compartilhar nossas aventuras e o nosso dia-a-dia também. É exatamente sobre tudo isso que falamos no nosso blog partiumundo.com, o qual convidamos a todos a darem uma conferida, pois é lá que vocês encontrarão dicas para viagens de uma forma geral. Sejam bem vindos e esperamos receber feedback de vocês. Beijos carinhosos, Carolina e Victor.

9 thoughts on “O que fazer em Dublin / Things to do in Dublin: Guinness Storehouse

Deixar uma resposta