12 filmes sobre a Irlanda

E aí, viajantes! Tudo bem por aí? Estamos de volta com uma dica bem legal pra você que se simpatiza com a Irlanda, seja porque já veio pra cá, pretende vir ou por qualquer outro motivo, tudo o que se relaciona à ilha da esmeralda chama atenção, não é mesmo? Por isso resolvi listar filmes que foram gravados aqui na Irlanda pra fazer a felicidade da geral! =)

1. My left foot (Meu pé esquerdo) – 1989

Este filme é baseado na história real do escritor e artista plástico irlandês Christy Brown, deficiente físico que enfrentou muitos desafios até alcançar o reconhecimento da família, da crítica e do público. Christy nasceu com paralisia cerebral e tem como ferramenta apenas o seu pé esquerdo para desenvolver o seu trabalho, apoiado sempre pela sua mãe. O interessante também é que você consegue ver nas cenas como como era a Irlanda entre os anos 30 e 60. Imperdível!

2. The commitments (The Commitments – Loucos pela fama) – 1991

Quem já sonhou em montar uma banda e fazer sucesso? Esse era o sonho de Jimmy Rabbitte, um jovem de 21 anos que queria levar a soul music para Dublin. Depois de entrevistar muitos candidatos, a banda The Commitments é formada. Após começar a fazer um singelo sucesso, as intrigas e desentendimentos entre os intrigantes da banda não tardam a aparecer. Se você já morou ou mora aqui em Dublin é capaz de reconhecer alguns lugares durante as cenas do filme, já que ele foi inteiramente gravado nessa cidade maravilhosa.

3. Into the West (No limite da inocência) – 1992

Do mesmo escritor que My Left Foot, esse filme conta a história de dois irmãos que ganharam um cavalo de seu avô e que depois iniciam uma corrida pelo interior da Irlanda para resgatar seu adorado cavalo das garras de um criador inescrupuloso.

4. In the name of the father (Em nome do pai) – 1993

Esse filme é antigo e retrata a década de 1970, mas faz parte dos clássicos irlandeses. A história relata uma atentado a bomba do IRA (Irish Republican Army) em um pub de Guildford, na Inglaterra. O protagonista sendo um jovem rebelde irlandês, Gerry Conlon, foi acusado injustamente e Giuseppe Conlon, pai de Gerry, tenta ajudar o filho e também é condenado, mas pede ajuda à advogada Gareth Peirce, que passa a investigar as irregularidades do caso. E adivinhem onde ele foi gravado? Na Kilmanham Gaol que mencionamos aqui.

5. Michael Collins (Michael Collins – O preço da liberdade) – 1996

Baseado em fatos reais, o filme retrata o movimento republicano da Irlanda. Em 1916, Michael Collins é preso na Irlanda devido à sua participação em uma manifestação contra a presença inglesa em seu país. Um doce pra quem acertar onde ele foi preso! rs Em Kilmainham Gaol, claro! rs É a partir daí que ele passa a acreditar que a guerrilha poderá levar seus compatriotas ao fim de uma submissão ao governo inglês, que dura 700 anos. Assim é criado o Irish Republican Amy – I.R.A ou Exército Republicano Irlandês, conseguindo em 1921 realizar o primeiro acordo de paz com os ingleses, quando fundou a República da Irlanda do Norte. Mas a paz almejada foi apenas o início de um conflito entre Irlanda do Norte e Inglaterra, que é percebido até nos dias atuais.

6. Angela’s Ashes (As cinzas de Ângela) – 1999

Esse drama retrata a história de uma família pobre da Irlanda que, no auge da emigração para os Estados Unidos, resolve fazer o contrário. Após a morte de sua filha recém-nascida, Angela e o marido que está desempregado e é alcoólatra mudam-se de Nova Iorque para Cork, na Irlanda, levando todos os filhos. Uma história intrigante de luta e sobrevivência.

7. Agnes Browne (Agnes Browne – O despertar de uma vida) – 1999

A inesperada morte do marido coloca Agnes e seus sete filhos, com idades entre 2 e 14 anos, em um turbilhão emocional e os mergulham em uma crise financeira de 1967, em Dublin. Ela é obrigada a tomar dinheiro emprestado de uma agiota inescrupuloso para cumprir seus compromissos. Agnes também passa a vender frutas e vegetais na famosa rua da feira daqui de Dublin, a Moore Street, onde compartilha suas dificuldades com a melhor amiga. Seu sonho é conseguir dinheiro suficiente para assistir a um concerto de Tom Jones. Ela realiza seu sonho ao aceitar um encontro, o primeiro após a morte do marido, com um padeiro francês. Seus filhos juntam uma graninha e compram um vestido novo pra ela. Mas ela ainda tem que superar um obstáculo: o agiota mau-caráter. Só pelo trailer já dá pra ver a praia de Bray e a Moore Street. Muito bacana essa comédia romântica!

8. The Magdalene Sisters (As irmãs de Maria Madalena) – 2002

Drama baseado em fatos reais, onde o cenário é a Irlanda e retrata a década de 1960. Margaret foi estuprada num casamento por seu primo; Bernardette é muito bonita e por isso representa um perigo para os homens da vizinhança; Rose e Crispina são mães solteiras. Por causa disso essas quatro mulheres são mandadas para um convento por seus familiares, com a intenção de “pagar por seus pecados”. Essa punição é por tempo indeterminado, o que significa uma vida de trabalhos forçados na lavanderia do asilo católico, no qual as internas são conhecidas como as “Irmãs Magdalena”. Humilhadas regularmente pelas madres, que não toleram desobediência, muitas vezes usando castigos físicos, as quatro precisam desafiar a violência à qual são submetidas. O filme é inspirado nas instituições chamadas de Asilos de Madalena.

9. Once (Apenas uma vez) – 2007

Esse é um romance liiindo e nele é possível identificar vários lugares daqui de Dublin, tais como a O’Connell Street, o parque St. Stephen’s Green, o Temple Bar, a Grafton Street e por aí vai. Esse musical irlandês conta a história de um músico que toca suas composições próprias para arrecadar alguns trocados. Passando um dia por acaso, uma imigrante tcheca se encanta pelas melodias e entra, sem querer, na vida dele. Quando menos percebem os dois estão compondo canções sentimentais juntos, mas encontram algumas dificuldades para dar início a um romance. Ela é casada e ele vem de um relacionamento amoroso frustrado.

10. P.S I love you (P.S eu te amo) – 2007

Agora o meu preferido! Confesso que chorei horrores no filme! rs Mas não é pra menos já que o filme fala de uma jovem bonita, feliz e realizada (Holly Kennedy). Ela se casa com o homem de sua vida, o divertido e apaixonado Gerry. Mas ele fica doente e morre, deixando Holly em estado de choque (óbvio). Antes de falecer, Gerry deixa para a esposa uma série de cartas. Mensagens que surgem de forma surpreendente, sempre assinadas da mesma forma: “P.S. Eu te amo”. A mãe de Holly e as melhores amigas dela, Sharon e Denise, estão preocupadas porque as cartas mantém a jovem presa ao passado. Mas o fato é que as cartas estão ajudando a aliviar sua dor e guiá-la a uma nova vida. O filme foi gravado em Nova Iorque e no Condado de Wicklow.

11. Leap year (Casa comigo) – 2010

Outro dos meus preferidos! rs Anna viaja até Dublin para propor em casamento seu namorado Jeremy em 29 de fevereiro, dia bissexto, pois de acordo com uma lenda irlandesa, um homem que é proposto em um dia bissexto deve aceitar de qualquer jeito. Durante o voo para Dublin, acontece uma tempestade e o voo é desviado para Cardiff, capital do País de Gales. Anna consegue chegar com um barco barato até Dingle Peninsula, apesar de ela ter pago para chegar até Cork. Em Dingle, Anna pede a ajuda de um trabalhador irlandês, Declan, para fazer uma inesperada viagem através do país, com um pequeno Renault, que Declan o chama carinhosamente de “bebê”, mas que cai em um lago. Então eles continuam com o que podem, para poder fazer o pedido perfeito a tempo. Ela então começa a questionar suas intenções com Jeremy quando começa a se conectar com Declan.

12. The Guard (O guarda) – 2011

Imagine um caso sumiço e tráfico de drogas nas mãos de um policial local e um agente do FBI que não se entendem. rs O sargento Gerry Boyle trabalha na pequena cidade de Galway, adora uma discussão e tem um senso de humor bastante ácido. Quando um colega desaparece, a cidade passa a ser alvo de uma grande investigação por tráfico de drogas. A situação não agrada Gerry, que é obrigado a ao menos demonstrar algum interesse no que diz Wendell Everett, um agente do FBI designado para cuidar do caso. Wendell não se importa com os moradores da cidade e quer apenas cumprir seu trabalho. Ele e Gerry não se dão bem, mas precisam trabalhar juntos para resolver o mistério.

Gostaram das dicas? Agora é só fazer a sua pipoquinha delícia e escolher o seu filminho pra hoje à noite! 🙂

Posted by

Somos um casal apaixonado por viagens. Além disso, adoramos compartilhar nossas aventuras e o nosso dia-a-dia também. É exatamente sobre tudo isso que falamos no nosso blog partiumundo.com, o qual convidamos a todos a darem uma conferida, pois é lá que vocês encontrarão dicas para viagens de uma forma geral. Sejam bem vindos e esperamos receber feedback de vocês. Beijos carinhosos, Carolina e Victor.

21 thoughts on “12 filmes sobre a Irlanda

Deixar uma resposta