Anúncios

Como organizar o roteiro de sua viagem

E aí, gente! Tudo certo?

Desde que criamos o blog, recebemos e-mails nos questionando como fazemos para organizar nossas viagens e chegou o momento de compartilharmos nossas dicas com vocês.

Por onde começar?

O primeiro passo é definir o tempo que você tem disponível para facilitar a escolha do seu destino e verificar o seu orçamento também. Isso já restringe alguns destinos. Por exemplo, se você está no Brasil e tem 4 dias disponíveis, não compensa fazer uma viagem para Europa.

organizando a viagem Qual a melhor época?

Isso vai depender do destino escolhido, por conta do clima e das altas temporadas. Além disso, depende também se você quer uma viagem low budget (baixo orçamento) ou não. Lembrando que em altas temporadas você vai encontrar tudo mais caro. A famosa lei da oferta e da demanda…

Buscar o máximo de informações

Recomendações de amigos são mais válidas do que algumas disponíveis na internet porque os seus amigos conhecem mais os seus gostos.

Blogs de viagem também expressam a sensação e a opinião de quem já fez aquele determinado roteiro, o que você não encontra nos guias de viagem impressos.

Pesquise as atrações mais famosas através do Trip Advisor e de Guias de Viagem e depois verifique as proximidades entre elas e a distância e tempo de percurso entre uma e outra. Para isso, use o Google Maps.

Dependendo do local que você vai, fechar um pacote de viagem com uma agência pode ser necessário. Avalie todas as alternativas.

Não se esqueça também de pesquisar sobre os transportes locais e seus preços. E pra quem aprecia uma boa gastronomia, pesquisar sobre a culinária local facilita a escolha do restaurante quando você chegar na cidade escolhida.

Consulte a previsão do tempo! Imprescindível!!!

Compra de passagens aéreas

Já passamos uma dica aqui no blog para comparar preços de passagens aéreas em seu celular. Se você perdeu esse post, clique aqui.

Sempre que você for pesquisar por passagens aéreas na internet, altere o seu navegador para navegação privada. Aí você pergunta: “Mas por quê?”. Vamos explicar! Bom, esses dias estávamos contentes, comprando as nossas passagens para o nosso mochilão em janeiro. Antes disso, pesquisamos as passagens, montamos e alteramos mil vezes os roteiros (por conta dos preços das passagens) e quando finalmente decidimos para onde ir primeiro e blá blá blá, com tudo anotado, começamos efetivamente a comprar as passagens. Acontece que depois da primeira passagem comprada, ao comprar a segunda, esta tinha alterado o preço (para mais cara, claro!). Já ouviu falar nos cookies? São eles os responsáveis por isso. A cia aérea sabe que, se você comprou uma passagem, a chance de você ter que comprar uma segunda, seja para outro destino ou para a volta, é grande. Então, muitos espertos, eles salvam essa informação e aumentam o preço das próximas passagens. Na mesma hora, alteramos para navegação privada e adivinhem o que aconteceu? O preço voltou para o que tínhamos pesquisado antes. Sacanagem, né? Fala sério!

Organização

Faça todas as reservas possíveis e organize-as em uma pastinha. Crie lembretes no seu celular ou agenda para que você não se esqueça de fazer o check in online, quando preciso. Faça um check list da documentação necessária. Isso ajuda bastante e te livra de muita dor de cabeça.

Equipamentos

Câmera, celular, carregadores para ambos, GPS (pode ser o do celular), papel e caneta para eventuais anotações.

Se você quiser dicas sobre fazer as malas, clique aqui.

Alternativas

Ônibus turístico, daqueles “hop on – hop off” são ótimas opções para quem vai ficar um ou dois dias numa cidade, pois ele passa pelos principais pontos turísticos e você pode desembarcar em qualquer um deles e depois pegar o ônibus novamente em direção ao próximo ponto turístico e assim, sucessivamente. Logo pela manhã você já faz o passeio, conhece as principais atrações, faz amizades e depois segue pro resto da viagem.

Facilitando a vida

É possível você criar um mapa no Google Maps. Para isso, você precisa estar logado. Clique em “meus mapas” e depois em “criar um mapa”. Daí você coloca um título e uma descrição. Você vai arrastando o ícone para o ponto turístico que você quer e depois escolhe uma imagem específica para esse “pin”. Coloque na descrição do ponto turístico os preços e os horários de funcionamento. Você pode numerar cada atração e em um documento separado você escreve o que precisa saber sobre ele, além de definir horários de chegada e saída do local. O legal é que depois você pode compartilhar seu roteiro enviando apenas o link do seu mapa. 😀

Veja também:

Dicas gerais de viagem neste link aqui.

Esperamos que tenham gostado!

Beijos!

Anúncios

Etiquetas:,

14 thoughts on “Como organizar o roteiro de sua viagem

  1. Mateus Setembro 4, 2014 às 10:17 am Reply

    Olá,
    Muito boa essa dica do navegador em privado. Nunca pensei nisso, sei que depois de uma pesquisa ele te mandam por email e ficam mostrando várias propagandas sobre o assunto pesquisado.
    Mas essa de passagem é nova, anotado agora eles vão enganar outro.
    Abraço

    Gostar

  2. André Setembro 5, 2014 às 4:38 pm Reply

    Sabe que eu sou totalmente passado pra viagem de mochilão? Não sei se conseguiria me organizar (adoro um pacote da CVC – baixa renda total, né não? hahahahahaha)

    Gostar

    • blogpartiumundo Setembro 5, 2014 às 5:51 pm Reply

      HAHAHAHHAHAH Mas isso é muito pessoal mesmo.
      No nosso caso, temos prazer de fazer o nosso próprio roteiro, sabe?
      Mas quando você vier pra cá, não vai conseguir fugir muito de organizar suas próprias viagens, viu? rs

      Gostar

  3. Sofia Loren Outubro 5, 2014 às 3:24 pm Reply

    Nooossa, não sabia também dessa de navegador privado. Já aconteceu também de eu pesquisar um valor, e no mesmo dia, em outro horário, o valor havia aumentado!…ehheheh
    Não me enganam mais…kkkkkkkk
    Obrigada e sucessos em tudo!
    http://www.escritoraadriana.com

    Gostar

    • blogpartiumundo Outubro 5, 2014 às 6:50 pm Reply

      Pois é… agora nenhuma cia aérea vai enrolar mais a gente. Isso aí! 😉

      Gostar

  4. Natasha Outubro 5, 2014 às 3:31 pm Reply

    Amei as dicas, tenho certeza que irei indicar no meu blog, que ainda é bebê!!!

    Gostar

  5. naraur91 Fevereiro 10, 2015 às 10:53 am Reply

    Estou pensando em viajar para Machu Pichu no ano que vem, e acho que vou aproveitar essa ideia do mapa personalizado. ^.^ Parabéns pelo ótimo blog.

    Gostar

  6. […] 1. Antes de começar a planejar a sua viagem, organize-se, organize a sua vida! Você não pode começa algo bem se todo o resto está uma bagunça! Depois que tudo estiver resolvido, você pode começar a planejar a sua viagem. Nós escrevemos um post completo sobre “como criar um roteiro de viagem“. Se você perdeu, basta clicar aqui.  […]

    Gostar

  7. […] 1. Antes de começar a planejar a sua viagem, organize-se, organize a sua vida! Você não pode começa algo bem se todo o resto está uma bagunça! Depois que tudo estiver resolvido, você pode começar a planejar a sua viagem. Nós escrevemos um post completo sobre "como criar um roteiro de viagem". Se você perdeu, basta clicar aqui.  […]

    Gostar

  8. […] 1. Antes de começar a planejar a sua viagem, organize-se, organize a sua vida! Você não pode começa algo bem se todo o resto está uma bagunça! Depois que tudo estiver resolvido, você pode começar a planejar a sua viagem. Nós escrevemos um post completo sobre “como criar um roteiro de viagem”. Se você perdeu, basta clicar aqui. […]

    Gostar

  9. Lidiane Outubro 6, 2015 às 8:33 am Reply

    Mas quando usamos aplicativo não dá pra ficar com navegação privada, ou da ?

    Gostar

    • blogpartiumundo Outubro 6, 2015 às 12:31 pm Reply

      Oi Lidiane! Tudo bem?
      No navegador de internet do celular, existe a opção sim de colocar como privada a navegação. Mas se vc optar por utilizar aplicativos, realmente vai acontecer o que expliquei no post sobre o aumento das passagens, por isso não recomendamos 😉

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: