Seriados irlandeses

Helloooo, galerinha! Tudo bem por aí?

Quando eu e o Vi estávamos ainda no Brasil e já tínhamos decidido vir pra Dublin, a gente passava dias e horas procurando informações e assistindo vídeos, todos relacionados à Irlanda. Quem quiser saber mais como tudo começou, nós explicamos nesse post aqui.

Fazer intercâmbio desperta sua curiosidade sobre tudo o que se relaciona sobre aquele determinado país e a questão de adaptação do sotaque é importante. Para que a gente conseguisse se adaptar com o sotaque irlandês, passamos a assistir filmes e séries irlandesas. E isso ajudou muito, de verdade! Inclusive já fizemos uma lista com 12 filmes irlandeses aqui no blog. Caso você tenha perdido, é só clicar aqui. Agora chegou a hora de compartilharmos com vocês as séries irlandesas.

1. The Fall

Para começar, escolhemos logo a série que ganhou o prêmio de melhor série de TV pelo Irish Film & Television Awards 2014.

The Fall é um drama policial, irlandês-britânico. A série é estrelada por Gillian Anderson como Stella Gibson, uma oficial da polícia investigando uma série de assassinatos em Belfast, Irlanda do Norte. O Serviço de Polícia da Irlanda do Norte (PSNI, em inglês) investiga uma série de assassinatos recentes. Quando o PSNI é incapaz de encerrar o caso depois de 28 dias, a detetive superintendente Stella Gibson, da Polícia Metropolitana, é chamada para analisar o caso. Sob a sua nova liderança, os detetives locais devem rastrear e deter o assassino em série, Paul Spector (estrelado por Jamie Dornan, o Christian Grey do Cinquenta Tons de Cinza), que está atacando mulheres na cidade de Belfast.

Temporadas: apenas uma (parece que em outubro começa a segunda. Eba!)

2. Love/Hate

Um drama criminal irlandês estreado em 2010 que retrata o submundo do crime de Dublin. A série é filmada principalmente na cidade de Dublin mesmo. A quinta temporada irá ao ar no outono deste ano.

A história se passa no submundo do crime de Dublin. A primeira temporada apresentou John Boy Power, uma traficante de drogas (interpretado por Aidan Gillen), Darren Treacy (interpretado por Robert Sheehan) e Delaney ‘Nidge’, (interpretado por Tom Vaughan-Lawlor), como membros de sua gangue. A história é focada em rivalidades no meio criminoso e nos seus efeitos psicológicos causados pela violência vivida pelos personagens.

3. Father Ted

A série conta as venturas de três padres católicos que vivem em uma paróquia na fictícia Ilha Craggy, localizada na costa oeste da Irlanda. Os padres Ted Crilly, Dougal McGuire e o Jack Hackett vivem caoticamente juntos na casa paroquial da Ilha Craggy, juntos com sua governanta Sra. Doyle, que sempre quer servir chá para eles. A série é da década de 90, tem três temporadas e é uma comédia que não pode ser deixada de fora. O irlandeses adoram e fazem referências à série no dia-a-dia, repetindo alguma fala ou algo do tipo. Seria mais ou menos o que fazemos com o Chaves no Brasil. rs E na própria série, os personagens fazem graça com o cotidiano irlandês , sabe?

4. Deception

Este drama regado de mistério teve início em 2013, ou seja, tem apenas uma temporada até o momento. A história, por sua vez, é retratada em um condomínio fechado e meio abandonado em Galway, no oeste da Irlanda. Alguns moradores se mudaram para o local quando a área ainda era valorizada. Outros adquiriram suas moradias após a desvalorização do imóvel. Agora o local abriga diversas famílias com histórias, experiências, valores e sonhos diferentes tentando sobreviver à crise econômica. Além disso, há envolvimento de muito ciúme, traição e vingança na trama.

5. Jack Taylor

Jack Taylor é um drama da televisão irlandesa baseada em uma série de romances de Ken Bruen. Situada em Galway, a série conta com o ator Iain Glen, interpretanto Jack Taylor, um ex-oficial do Síochána Garda (polícia nacional irlandesa) que se torna um investigador particular depois de deixar o serviço por agredir um motorista de alta potência que ele parou por excesso de velocidade. Taylor é um homem que vai à procura de pistas onde os outros não se preocuparam em verificar. Ele conta com o auxílio de seus ex-colegas de trabalho em suas investigações e ele também conhece as ruas de sua cidade natal como a palma da sua mão.

6. Moone Boy

Essa é uma comédia irlandesa que teve início em 2012 e tem 2 temporadas, por enquanto. A história é de um garoto irlandês que mora cidade de Boyle, no Condado de Roscommon, oeste da Irlanda. O garoto, com a ajuda de seu amigo imaginário, tenta enfrentar os desafios de ter 12 anos. A história se passa no final de 1980 e início de 1990, então retrata de forma muito interessante a Irlanda da época.

7. Single-Handed

Uma série dramática da televisão irlandesa, transmitida pela primeira vez na RTÉ em 2007. Filmada no oeste da Irlanda, enfoca a vida de um membro da Síochána Garda (polícia), o sargento Jack Driscoll (interpretado por Owen McDonnell). A série é parcialmente inspirada pela corrupção da polícia no Condado de Donegal.

8. Mrs. Brown’s Boys

Essa foi a primeira série irlandesa que conhecemos quando ainda estávamos no Brasil. A personagem-título, Sra, Agnes Brown é interpretada por Brendan O’Carroll, escritor da série. Essa série de comédia adota um estilo de produção informal onde os erros de gravação são exibidos em cada episódio. Em junho deste ano teve a estreia do filme e lembro que passamos na frente do cinema no dia da estreia e estava uma loucuuuura! Muita gente na fila!

9. Amber

Este é um drama criminal irlandês estrelado por Eva Birthistle e David Murray como pais de uma jovem que desaparece, a Amber Bailey, interpretada por Lauryn Canny. A série foi ao ar na Irlanda em quatro noites consecutivas (do domingo, dia 19 à quarta-feira, dia 22 de janeiro de 2014) na RTÉ One. No entanto, a série foi ao ar em vários países antes desta. A série foi produzida em 2011, retratando o desaparecimento da garota de 14 anos de idade no subúrbio de Dublin.

10. Fair City

E para finalizar o post, apresentamos uma novela, ao invés de uma série. Achamos interessante aproveitar o post para falar sobre ela.

Como a nossa Malhação da Globo, esta novela está há muitos anos sendo transmitida e é a queridinha dos irlandeses. Fair City está no ar desde 1989! Isso mesmo! Dia 18 agora completam-se 25 anos no ar! Isso não é pra qualquer um!

A novela retrata a vida doméstica e profissional dos moradores de Carrigstown, um subúrbio fictício no lado norte de Dublin. A área compreende um restaurante, bar, garagem, loja de esquina, centro comunitário, loja de caridade e várias outras empresas. No início era exibido um episódio de meia hora por semana, e atualmente a novela é transmitida pela RTÉ durante todo o ano em quatro episódios por semana. Com o passar do tempo começaram a serem abordadas muitas questões controversas e tabus inéditas na televisão irlandesa, como o estupro, por exemplo.

Agora você já conhece as formas para se adaptar ao sotaque irlandês, certo? Sem desculpas agora, hein? 😀

Beijos!

COMPARTILHE!

Posted by

Somos um casal apaixonado por viagens. Além disso, adoramos compartilhar nossas aventuras e o nosso dia-a-dia também. É exatamente sobre tudo isso que falamos no nosso blog partiumundo.com, o qual convidamos a todos a darem uma conferida, pois é lá que vocês encontrarão dicas para viagens de uma forma geral. Sejam bem vindos e esperamos receber feedback de vocês. Beijos carinhosos, Carolina e Victor.

4 thoughts on “Seriados irlandeses

Deixar uma resposta