Certificado internacional de vacinação pode ser emitido online e impresso em casa

Certificado internacional de vacinação

O certificado internacional de vacina contra febre amarela, também conhecido como CIVP (certificado internacional de vacinação e profilaxia), é exigido em 135 países. Para obtê-lo, você precisava se dirigir a um posto da Anvisa, mediante agendamento, em alguns casos e apresentar o comprovante de vacinação.  Os postos onde não exigiam agendamento, levavam cerca de 2h de espera para que você obtivesse esse certificado internacional. Alguns postos de saúde e clínicas já emitiam o comprovante internacional, mas a disponibilidade era meio complicada. Agora você pode fazer a solicitação online! Entenda como a seguir.

Para citar alguns dos 135 países que exigem o certificado internacional de vacinação, estão entre eles: Malta, Austrália, Tailândia, Bahamas… Não deixe para consultar a necessidade desse documento na última hora, hein? De qualquer forma, agora o processo é online e você pode economizar tempo e dinheiro com isso.

Certificado internacional de vacinação

Certificado internacional de vacinação

Objetivo do novo sistema

Além de reduzir o tempo de espera, o objetivo principal é reduzir possíveis gastos extras do cidadão (deslocamento , por exemplo) para obter o documento, que é gratuito. A medida faz parte de um novo sistema, em etapa final de testes pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério da Economia (futura Secretaria do Governo Digital).

Com essa mudança, o processo de solicitação do certificado passa a ocorrer de forma digital, do jeitinho que sempre sonhamos!

Como funciona a solicitação online do certificado internacional de vacinação

Após tomar a vacina, você deve se cadastrar no portal de serviços do governo e enviar a solicitação junto com comprovante ou carteira de vacinação. É necessário incluir o número do lote da vacina e tudo mais.

O pedido será analisado pela Anvisa, que vai verificar veracidade dos documentos e cruzará os dados do seu CPF. Em casos de inconsistência, a agência poderá entrar em contato com a unidade de saúde responsável pela vacinação. Depois da aprovação, o cidadão vai receber o certificado digital por e-mail para ser impresso em casa e assinado dentro de 5 dias úteis.

O atendimento presencial deve ser mantido para atender aos casos de dificuldade de acesso ao processo digital, estrangeiros sem CPF, analfabetos e população indígena.

Clique aqui para ganhar R$ 130,00 de desconto na sua primeira reserva no Airbnb com o Blog #PartiuMundo!

Um detalhe super importante é que a vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, 10 (dez) dias antes da viagem.

Para maiores informações, consulte o site da Anvisa.

ATENÇÃO: o certificado internacional de vacinação tem validade vitalícia. Portanto, se você já possui um CIVP, não é necessário solicitar um novo.

Fonte | Foto

Você já tomou a sua vacina contra febre amarela? Se ainda não, agora você pode tomar em qualquer posto autorizado e solicitar o seu certificado internacional de vacinação online. Isso não é o máximo? 😀

Anúncios

Escrito por

Somos um casal apaixonado por viagens. Além disso, adoramos compartilhar nossas aventuras e o nosso dia-a-dia também. É exatamente sobre tudo isso que falamos no nosso blog partiumundo.com, o qual convidamos a todos a darem uma conferida, pois é lá que vocês encontrarão dicas para viagens de uma forma geral. Sejam bem vindos e esperamos receber feedback de vocês. Beijos carinhosos, Carolina e Victor.

Deixe uma resposta